Você sabia que uma artesã goiana participou da criação dos broches utilizados nas Olimpíadas?


combine

Fotos: Comunicação Setorial da SED

Sustentabilidade, uma das principais bandeiras levantadas nas Olimpíadas Rio 2016, pode ser encontrada, inclusive, no uniforme de entrega de medalhas. E Goiás contribui com esse ápice dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, que é quando os atletas recebem suas medalhas. O broche utilizado no traje feminino é da artesã goiana Sherol Vinhas.

Depois do primeiro contato, em fevereiro deste ano, a artesã teve apenas quatro meses para confeccionar 200 broches, feitos a partir de 1.382 garrafas pet. Para conseguir todo o material necessário, Sherol contou com a ajuda de duas cooperativas de Goiânia, uma do Jardim Curitiba e outra do Parque Atheneu.

croquiO uniforme é assinado pela estilista Andrea Marques, que conheceu o trabalho de Sherol pela internet. Ela enviou um croqui do broche que tinha em mente e, após muitas idas e vindas, chegaram em conjunto no resultado final. “Tivemos que fazer diversos ajustes para que peça não tivesse nem brilho demais nem de menos nas fotos”, comentou a goiana.

Outros acessórios
Em Goiânia, é possível encontrar o trabalho de Sherol na Central do Artesanato Goiano, localizada na Rua 1, nº 147, Centro. De acordo com o gerente de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento, André Franco, é preciso que o goiano valorize seu próprio artesanato. “Em feiras nacionais, muitas vezes, vejo o quanto os outros Estados valorizam nosso trabalho. Resultado da qualidade de nossos artesãos”, comentou.

Mais informações: (62) 3201-5556