Consignações com segurança

O Governo do Estado de Goiás trabalha para oferecer cada vez mais confiabilidade no serviço de Consignação em Folha de Pagamento. As ações públicas estão focadas na prevenção e fiscalização do processo de modo a proporcionar com segurança o acesso às taxas de juros mais competitivas do mercado.

Além de rigor na fiscalização do sistema, outro fator positivo é a confiança das instituições financeiras parceiras em relação ao repasse regular das consignações descontadas na folha dos servidores, o que contribui para a manutenção das taxas em níveis atrativos.

Ao procurar um empréstimo consignado o servidor deve agir com consciência e cautela. É preciso avaliar o impacto dos descontos do empréstimo na renda mensal, que leva à diminuição do poder de compra e ao risco de endividamento.

Após ser tomada a decisão de contrair um empréstimo consignado, o servidor deverá preencher os formulários abaixo, reconhecer firma em Cartório e em seguida levar até a uma Unidade Vapt Vupt ou Agência Fazendária para cadastrar uma senha que permitirá a efetivação do empréstimo consignado.

Todo o Serviço de Consignação em Folha de Pagamento está regulamentado pela Lei Estadual nº 16.898/2010 e Decreto 7112/2010. Saiba mais sobre consignações na página de informações gerais.

Sou servidor, como fazer o empréstimo?

  1. O servidor deve verificar no seu ultimo contracheque se possui margem consignável disponível para realizar o empréstimo.
  2. Caso possua margem livre, o servidor deverá imprimir o formulário conforme o requerente abaixo, preencher e reconhecer firma em cartório.
  3. O formulário deve ser entregue ao Multi-Atendimento das Agências do Vapt Vupt e na falta destas, nas Agências Fazendárias.
  4. Solicitar junto ao atendente a liberação para cadastramento da senha.
  5. O servidor deve pesquisar as taxas mais compensadoras entre as consignatárias credenciadas, podendo utilizar as ferramentas disponíveis para verificação da melhor opção.
  6. Após a escolha de uma das consignatárias credenciadas, o servidor deverá se dirigir até a agência onde fornecerá sua senha cadastrada para que o empréstimo seja autorizado.

Sou empresa e quero prover software de gestão de consignados, como fazer?

Através do Termo de Referência de Consignado, a empresa interessada em forner software para gestão e operacionalização de consignados para o  Poder Executivo do Estado de Goiás pode realizar a sua proposta.

Dúvidas?

Acesse a página de dúvidas frequentes sobre consignados, ou entre em contato conosco.

A Gerência de Consignação da SEGPLAN é o setor responsável pela gestão das consignações e está à disposição para fornecer maiores esclarecimentos.

Entre em contato conosco:
Telefones: 3201-6593, 3201-6524, 3201-6552, 3201- 6693, 3201-6541
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Av. República do Líbano, nº 1945, Setor Oeste - Goiânia/Goiás. CEP: 74125-125


Procon Goiás

Site: http://www.procon.go.gov.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Disque Denúncia: 151

Ouvidoria do Banco Central do Brasil

Site: https://www.bcb.gov.br/
Telefone: 0800-979-2345
Setor Bancário Sul (SBS) – Quadra 3 Bloco B – Edifício Sede do Banco Central
CEP: 70074-900 – Brasília – DF

Ouvidoria SEGPLAN

Site: http://www.segplan.go.gov.br/
Telefones: (62) 3201.8448 / 3201.6611